Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre a dieta e a fisiopatologia da diverticulite: revisão integrativa

RESUMO

CONTEXTO:

A diverticulite é um processo inflamatório agudo que afeta indivíduos com doença diverticular. Diante do acentuado aumento da taxa diagnóstica desse processo patológico, também houve o aumento do interesse em elucidar as possíveis causas relacionadas ao desenvolvimento dessa condição clínica. Entre os principais fatores investigados, destaca-se a dieta; objeto de estudo desta revisão integrativa da literatura.

MÉTODOS:

Após pesquisa nas bases de dados da biblioteca virtual em saúde e PubMed, foram selecionados cinco estudos de coorte prospectivos que melhor responderam à questão norteadora “Há relação entre dieta e incidência de diverticulite?”.

RESULTADOS E CONCLUSÃO:

Observou-se que o alto consumo de carnes vermelhas e o baixo consumo de fibra alimentar são os fatores dietéticos mais fortemente associados à incidência desse processo inflamatório. Fica evidente, portanto, que a escolha de hábitos alimentares saudáveis pode reduzir consideravelmente a incidência de diverticulite e, consequentemente, de possíveis complicações mais graves diretamente relacionadas a ela.

Palavras-chave: :
Diverticulite; dieta; fibra dietética; carne vermelha; fator de risco

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br