Acessibilidade / Reportar erro

Ensino das habilidades básicas de colonoscopia: os padrões de qualidade e segurança podem ser atendidos em um centro universitário

RESUMO

CONTEXTO:

Estudos recentes mostraram que médicos em treinamento podem realizar a colonoscopia de maneira eficaz e segura. No entanto, pouco se sabe sobre a performance dos médicos residentes de cirurgia sem o conhecimento prévio das técnicas endoscópicas.

OBJETIVO:

Avaliar se os indicadores de qualidade foram atendidos em um centro de endoscopia ambulatorial e se os residentes de cirurgia, sem habilidades anteriores em endoscopia alta ou baixa, realizaram a colonoscopia de forma adequada.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo de coorte prospectivo não randomizado. Todos os exames foram realizados por médicos assistentes ou residentes. Os indicadores de qualidade foram comparados entre esses grupos.

RESULTADOS:

Um total de 2.720 colonoscopias foram analisadas. No grupo de médicos residentes, observamos pacientes mais velhos (57,7±12,7 anos vs 51,5±14,5 anos, P<0,001), maior prevalência de colonoscopias de rastreamento (52% vs 39,4%, P<0,001) e maior prevalência de câncer colorretal (6,4% vs 1,8%, P<0,001). A taxa de intubação cecal foi maior no grupo de médicos assistentes (99,9% vs 89,3%; P<0,001). A taxa de detecção de pólipos foi de 40,8% e não foram observadas diferenças entre os grupos estudados. Os médicos residentes tiveram maior índice de perfuração (0,4% vs 0%; P=0,02). O sangramento pós-polipectomia e as taxas de readmissão em 7 dias foram iguais (0,2%). Todas as readmissões em 7 dias ocorreram devido a hemorragia digestiva baixa e nenhuma intervenção foi necessária.

CONCLUSÃO:

Os indicadores de qualidade foram alcançados em um centro de endoscopia universitário; no entanto, os médicos residentes alcançaram taxas mais baixas de intubação cecal e taxas mais altas de perfuração do que os médicos assistentes.

Palavras-chave:
Colonoscopia; educação de residentes; métricas de qualidade

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br