Cúrcuma em combinação com os regimes de terapia tríplice melhora o estresse oxidativo e as alterações histopatológicas em gastrite crônica associada à infecçäo por Helicobacter pylori

Arezu JUDAKI Asghar RAHMANI Jalil FEIZI Khairollah ASADOLLAHI Mohammad Reza HAFEZI AHMADI Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO

A infecção gástrica pelo Helicobacter pylori (H. pylori) é principal causa de alterações inflamatórias e de câncer gástrico.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi encontrar os efeitos da cúrcuma no estresse oxidativo e as alterações histológicas na gastrite crônica associada ao H. pylori.

MÉTODOS

Em um estudo randomizado clínico experimental, pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo de terapia tríplice padrão e outro com terapia tríplice com e cúrcuma. Exames endoscópicos e histológicos foram analisados para todos os pacientes antes e depois de 8 semanas de tratamento.

RESULTADOS

A terapia tríplice com grupo de tratamento de cúrcuma diminuiu significativamente os marcadores de malondialdeído, de peróxidos de glutationa, com aumento da capacidade antioxidante total da mucosa gástrica ao final do estudo em comparação com grupos de regime basal e tríplice. Além disso, o dano oxidativo ao DNA diminuiu significativamente em terapia tríplice com grupo de cúrcuma no final do estudo em comparação com a linha de base e comparado à terapia tríplice (P<0,05 para ambos). No grupo de terapia tríplice em combinação com cúrcuma houve diminuição significativa de todas os escores ativos de inflamação crônica e endoscópica dos pacientes em relação ao grupo de terapia de base e tríplice (P<0,05 para ambos). A taxa de erradicação por terapia tríplice + cúrcuma aumentou significativamente em relação à terapia tríplice isolada (P<0,05).

CONCLUSÃO

A cúrcuma pode ser um complemento útil para melhorar a inflamação crônica e prevenção de alterações cancerígenas em pacientes com gastrite crônica associada ao H.pylori.

DESCRITORES:
Gastrite; Helicobacter pylori; Curcumina; Estresse oxidative; Dano ao DNA

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br