Acessibilidade / Reportar erro

Deficiência de vitamina D entre pacientes com doença inflamatória intestinal na Argentina: um estudo transversal.

RESUMO

CONTEXTO:

Uma associação foi estabelecida entre os baixos valores séricos de vitamina D e doença inflamatória intestinal. Falta evidência se esta associação ainda é observada em regiões onde a exposição ao sol durante todo o ano é maior.

OBJETIVO:

Comparar a prevalência de deficiência de vitamina D entre pacientes com doença inflamatória intestinal e indivíduos controles saudáveis.

MÉTODOS:

Pacientes com doença inflamatória intestinal foram consecutivamente selecionados. Indivíduos saudáveis combinados da mesma idade e gênero que concordaram em fornecer uma determinação da vitamina D do soro foram considerados como controles. Características demográficas, tratamento médico, necessidade de admissão hospitalar no diagnóstico, tratamento de esteroides, tabagismo, necessidade de tratamento cirúrgico foram avaliados como fatores associados à deficiência de vitamina D.

RESULTADOS:

No geral, 59 pacientes com diagnóstico de doença de Crohn ou colite ulcerosa foram observados, bem como 56 controles. A idade mediana era de 41 anos (19-79) e 56% eram do sexo masculino. A deficiência de vitamina D foi observada em 66,1% dos pacientes com doença inflamatória intestinal versus 21,42% dos controles saudáveis (OR 7,15 (3.1-16.48), P=0,001). Entre os pacientes com doença inflamatória intestinal, sexo masculino, duração da doença, doença de moderada a severa e admissão hospitalar no momento do diagnóstico foram associados com a deficiência de vitamina D. Na análise multivariada, apenas a duração da doença [(OR 1; 1 (1-1,06)] e a admissão hospitalar no diagnóstico [(OR 5,63 (1,01-31,61)] foram encontradas significativamente associadas ao último.

CONCLUSÃO:

A deficiência de vitamina D foi mais frequente entre os pacientes com doença inflamatória intestinal. Maior duração da doença e necessidade de admissão hospitalar no diagnóstico foram associadas à deficiência de vitamina D entre esses pacientes.

DESCRITORES:
Colite ulcerativa; Doença de Crohn; Vitamina D

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br