Accessibility / Report Error

Estudo comparativo entre gastrostomia e alimentação via oral em crianças e adolescentes com paralisia cerebral tetraespástica

RESUMO

CONTEXTO:

A alimentação por gastrostomia é indicada para crianças com dificuldades de alimentação devido à paralisia cerebral tetraespástica, embora não haja conclusões definitivas sobre a colocação da alimentação por gastrostomia.

OBJETIVO:

Comparar o estado nutricional e dieta de crianças e adolescentes com paralisia cerebral tetraespástica alimentados via oral (VO) e via gastrostomia.

MÉTODOS:

Estudo transversal e descritivo de 54 pacientes com paralisia cerebral tetraespástica. Os parâmetros aferidos foram: peso, altura do joelho e estatura estimada, dobras cutâneas e circunferências. Curvas de Brooks et al. foram adotadas como referência. O inquérito alimentar foi realizado pelo método Recordatório Alimentar Habitual. As diferenças dos parâmetros nutricionais entre os grupos Gastrostomia e VO foram calculadas por testes qui-quadrado e Exato de Fisher e a comparação entre os grupos para as variáveis numéricas foi realizada pelo teste de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de 5%.

RESULTADOS:

O grupo alimentado via oral apresentou mais indivíduos na faixa da desnutrição (24,14%) e maior depleção de massa magra e adiposa. A ingestão de lipídeos foi maior no grupo Gastrostomia, enquanto que de proteínas e de fibras foi superior no grupo VO. A comparação entre as dietas no grupo Gastrostomia indicou que a dieta mista (industrializada + artesanal) fornece maior aporte de proteínas e fibras.

CONCLUSÃO:

Os pacientes com paralisia cerebral tetraespástica alimentados por via oral têm um maior comprometimento do estado nutricional, mesmo que eles tenham um maior consumo de proteínas e fibras que os pacientes alimentados por gastrostomia, demonstrando um argumento consistente para o uso de gastrostomia.

DESCRITORES:
Paralisia cerebral; Avaliação nutricional; Gastrostomia; Desnutrição

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br