Acessibilidade / Reportar erro

Monitoramento prospectivo do uso de medicamentos: lesão hepática induzida por medicamentos em um centro municipal de saúde

RESUMO

CONTEXTO:

As lesões hepáticas induzidas por drogas (DILI), ainda são mal compreendidas no Brasil devido a dificuldades diagnósticas ou à falta de relatos.

OBJETIVO:

Avaliar a frequência de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos em uma unidade básica de saúde, em uma cidade do sudoeste baiano.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo realizado no período de fevereiro a agosto de 2013 em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Entrevistas foram realizadas com pacientes maiores de 18 anos; os dados clínicos e laboratoriais foram coletados. A escala do CIOMS foi usada para avaliar causalidade dos casos.

RESULTADOS:

Um total de 149 pacientes, principalmente mulheres afro-brasileiras, receberam acompanhamento. Entre esses pacientes, três casos de hepatotoxicidade foram identificados e os medicamentos associados à DILI foram: nimesulida, budesonida e valaciclovir.

CONCLUSÃO:

DILI é raro em unidades básicas de saúde. Os três casos foram todos reversíveis, sem necessidade de internação hospitalar. Políticas de saúde que fomentam a prática da farmacovigilância são extremamente importantes para a prevenção e detecção de DILI.

DESCRITORES:
Doença hepática induzida por substâncias e drogas; Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos; Farmacovigilância

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br