Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da reabilitação perineal combinada com biofeedback e diatermia por radiofrequência (RDF) em síndromes de dor funcional anorretal associadas à contração paradoxal dos músculos elevadores do ânus. Um estudo prospectivo

RESUMO

Contexto:

A síndrome de dor funcional anorretal, também conhecida como proctalgia crônica, representa uma entidade clínica negligenciada e frequentemente confundida com outras síndromes, como vulvodinia ou proctalgia aguda. Trata-se de uma doença frequentemente incapacitante, com um consequente impacto negativo significativo na qualidade de vida do paciente. A proctalgia crônica, em muitos pacientes, é secundária à contração paradoxal do assoalho pélvico e está associada a uma dissinergia entre o tórax-abdômen e o assoalho pélvico. Para melhorar os sintomas em síndromes de dor anorretal funcional, são utilizadas diversas técnicas de reabilitação com o objetivo de promover o relaxamento do assoalho pélvico. No entanto, para melhorar a dinâmica de evacuação em pacientes com síndrome do elevador do ânus, apenas o biofeedback demonstrou eficácia em um estudo randomizado.

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é avaliar se um protocolo de reabilitação com biofeedback manométrico e diatermia por radiofrequência (mt100 Fremslife emotion Tecar) reduz a dor e a contração paradoxal do elevador do ânus e melhora a qualidade de vida em pacientes com síndromes de dor anorretal funcional.

Métodos:

Realizado estudo prospectivo com 30 pacientes (20 mulheres e 10 homens) com síndrome de dor anorretal funcional e contração paradoxal do assoalho pélvico inscritos na UOC de Cirurgia Geral, Minimamente Invasiva, Oncológica e de Obesidade da AOU “Luigi Vanvitelli” de Nápoles, Itália, de setembro de 2021 a maio de 2022. Todos os pacientes foram avaliados com uma consulta especializada em coloproctologia, seguida de manometria anorretal e avaliação dos parâmetros fisiátricos clínicos alterados (Escore de Brusciano). O protocolo consistiu em 10 sessões de reabilitação do assoalho pélvico, uma vez por semana, com duração aproximada de 45 minutos. Durante as sessões, os pacientes foram submetidos a tratamento de diatermia / radiofrequência (10 minutos) com um eletrodo resistivo estático no diafragma, durante o qual foram solicitados a respirar através do diafragma e a tomar consciência dos músculos perineais, sob a supervisão de um fisioterapeuta; seguido pela aplicação de diatermia com eletrodo capacitivo estático (5 minutos) e resistivo (10 minutos) no nível lombar. Isso foi seguido pelo uso de biofeedback manométrico (15 minutos de exercícios tônicos /fásicos) com o objetivo de instruir o paciente sobre o mecanismo reflexo para obter um relaxamento voluntário do esfíncter anal externo. As variáveis avaliadas foram Dor (EVA 0-10) e o questionário sobre o impacto das patologias colorretais e anais na qualidade de vida (CRAIQ-7) no início, após 3 meses e no final do tratamento.

Resultados:

Após 10 semanas, o tratamento de reabilitação combinado com diatermia e biofeedback manométrico mostrou-se eficaz a curto prazo, com uma redução nos escores da escala VAS e do questionário CRAIQ-7, e um aumento na porcentagem de relaxamento dos músculos anais na manometria anorretal.

Conclusão:

O uso de diatermia por radiofrequência com um sistema de eletrodos estáticos associado ao biofeedback representa uma opção de reabilitação válida para pacientes que sofrem com a síndrome de dor anorretal funcional, pois reduz a dor e a contração paradoxal do elevador do ânus, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave:
Dor pélvica; síndrome de dor anorretal funcional; proctalgia crônica; biofeedback; diatermia; radiofrequência; reabilitação do assoalho pélvico

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br