Open-access Dieta baixa em níquel como uma estratégia no tratamento da infecção do Helicobacter pylori

RESUMO

Contexto:  O aumento das taxas de resistência aos antibióticos na infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) tem tornado o tratamento desafiador. Uma dieta pobre em níquel pode melhorar as taxas de erradicação com base nos mecanismos da bactéria.

Objetivo:  Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de uma dieta pobre em níquel durante a terapia tripla padrão nas taxas de erradicação do H. pylori.

Métodos:  Este ensaio clínico randomizado incluiu pacientes com infecção por H. pylori, classificando-os em dois grupos: dieta pobre em níquel e dieta padrão. Ambos os grupos receberam terapia tripla padrão com amoxicilina, claritromicina e um inibidor da bomba de prótons. Um exame de controle de cura do H. pylori foi realizado após pelo menos 8 semanas do tratamento.

Resultados:  A análise por protocolo revelou uma taxa de erradicação mais alta no grupo da dieta pobre em níquel em comparação ao grupo da dieta padrão (91,7% vs 75,8%; P=0,026). Além disso, a obesidade estava associada a taxas de erradicação mais baixas (73,2% vs 88,9%; P=0,038). Pacientes em uma dieta pobre em níquel tinham 3,41 vezes mais chances (1,21-11,40) de erradicação do H. pylori em comparação aos que estavam em uma dieta padrão.

Conclusão:  Este estudo sugere que uma dieta pobre em níquel, intervenção econômica e de baixo risco, pode aumentar as taxas de erradicação do H. pylori.

Palavras-chave:
Dietoterapia; infecções por helicobacter; helicobacter pylori; níquel; inibidores da bomba de prótons

location_on
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro