Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre disfunção do assoalho pélvico na ultrassonografia 3D dinâmica e parto vaginal, paridade e idade em mulheres com sintomas de defecação obstruída

RESUMO

CONTEXTO:

Poucos estudos investigaram pacientes portadoras de defecação obstruída identificados por exames de imagens, como ultrassonografia tridimensional dinâmica, correlacionando parto vaginal, paridade e idade.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de disfunções do assoalho pélvico em pacientes do sexo feminino com sintomas de defecação obstruída e determinar se disfunções específicas do assoalho pélvico identificadas por ultrassonografia tridimensional dinâmica (ecodefecografia) estão correlacionadas com parto vaginal, paridade e idade. O objetivo secundário é relatar a prevalência de disfunções do assoalho pélvico coexistentes.

MÉTODOS:

Este é um estudo de coorte retrospectivo incluindo pacientes com sintomas de obstrução da defecação submetidas à ecodefecografia para avaliar disfunções do assoalho pélvico no compartimento posterior e correlacionar com parto vaginal, paridade e idade.

RESULTADOS:

De 889 mulheres: 552 (62%) tiveram parto vaginal e 337 (38%) eram nulíparas. A prevalência de disfunções identificadas pela ecodefecografia (retocele, intussuscepção, enterocele/sigmoidocele e dissinergia) foi semelhante entre os dois grupos e não foi associada ao número de partos ou à idade. No entanto, a prevalência de defeitos esfincterianos apresentou taxas mais elevadas em mulheres com parto vaginal e aumentou com a paridade. Até 33% dos pacientes apresentavam disfunções coexistentes.

CONCLUSÃO:

A prevalência de disfunções como retocele, intussuscepção, dissinergia e enterocele/sigmoidocele avaliada pela ecodefecografia em pacientes com sintomas de defecação obstruída são semelhantes independentemente do parto normal, número de partos ou idade estratificada. No parto vaginal, o número de partos tem impacto na detecção de defeitos esfincterianos e na possibilidade de incontinência fecal.

Palavras-chave:
Assoalho pélvico; constipação intestinal; evacuação obstruída; parto vaginal; ultrassom dinâmico 3D

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br