Deglutição em pacientes com laringite

Isabela MODA Hilton Marcos Alves RICZ Lilian Neto AGUIAR-RICZ Roberto Oliveira DANTAS Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO:

Disfagia é uma queixa presente em 32% dos pacientes com laringite.

OBJETIVO:

O objetivo desta investigação foi avaliar o trânsito oral e faríngeo de pacientes com laringite, com a hipótese de que a alteração no trânsito do bolo pela boca e faringe pode estar envolvida com a queixa de disfagia.

MÉTODOS:

A avaliação videofluoroscópica da deglutição de bolos líquido, pastoso e sólido foi realizada em 21 pacientes com laringite, 10 deles com disfagia e 21 voluntários normais da mesma idade e sexo. Duas deglutições de 5 mL de bolo líquido, duas deglutições de bolo pastoso e duas deglutições de bolo sólido foram avaliadas em sequência casual definida por sorteio. Bolo líquido foi sulfato de bário 100%, e o bolo pastoso foi preparado com 50 mL de bário líquido e 4 g de espessante alimentar (amido e maltodextrina). O bolo sólido foi 2,2 g de uma bolacha macia embebida em bário líquido. A duração da preparação oral, trânsito oral, trânsito faríngeo, depuração da faringe, abertura do esfíncter superior do esôfago, movimento do hióide e do trânsito oral-faríngeo foram medidas. Precedendo a videofluoroscopia todos pacientes realizaram exame de pHmetria de 24 horas.

RESULTADOS:

O registro do pH intraesofágico distal revelou resultado anormal em 10 pacientes. Pacientes com laringite apresentaram maior duração da preparação oral para bolo pastoso e um tempo de trânsito oral mais rápido para bolo sólido. Os pacientes com laringite e disfagia tiveram uma preparação oral mais longa para bolo pastoso e sólido e tempo de trânsito oral menor com bolos líquido, pastoso e sólido.

CONCLUSÃO:

Preparação oral mais longa para bolos pastoso e sólido e trânsito mais rápido através da boca são situações associadas com a presença de disfagia em pacientes com laringite.

DESCRITORES:
Laringite; Transtornos de deglutição; Faringe; Monitoramento do pH esofágico; Fluoroscopia

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br