Acessibilidade / Reportar erro

A suplementação com quercetina previne mudanças em células imunorreativas à serotonina e caspase-3 do jejuno de ratos diabéticos

RESUMO

CONTEXTO:

A serotonina (5-HT) está presente nas células epiteliais enterocromafins (CE), nos mastócitos da lâmina própria e nos neurônios entéricos. A 5-HT está envolvida na regulação da motilidade, secreção, nocepção intestinal, sistema imunológico e inflamação.

Objetivo:

Avaliar os efeitos do diabetes e da suplementação de quercetina sobre a função serotoninérgica e a perda celular por apoptose na mucosa jejunal de ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina (ratos STZ).

MÉTODOS:

Vinte e quatro ratos Wistar machos foram divididos em quatro grupos: normoglicêmico (C), normoglicêmico suplementado com quercetina 40 mg/dia (Q), diabético (D) e diabético suplementado com quercetina 40 mg/dia (DQ). Após 120 dias, o jejuno foi coletado e fixado na solução de Zamboni por 18 horas. Após a obtenção de cortes em criostato, a imuno-histoquímica foi realizada para marcar 5-HT e caspase-3. A quantificação de células imunorreativas (IR) à 5-HT e caspase-3 foram realizadas na lâmina própria, vilosidades e criptas.

RESULTADOS:

A condição diabética ocasionou um aumento do número de células 5-HT-IR nas vilosidades e criptas, enquanto que na lâmina própria houve uma redução dessas células, no jejuno de ratos STZ. Nos animais diabéticos, foi observada uma densidade aumentada de células apoptóticas no epitélio do jejuno, tanto nas vilosidades quanto nas criptas, por outro lado um número reduzido de células caspase-3-IR foi observado na lâmina própria. Possivelmente, a suplementação de quercetina suprimiu ligeiramente os fenômenos de apoptose no epitélio de vilosidades e criptas do jejuno de ratos STZ, no entanto, o efeito oposto foi observado nas células 5-HT-IR da lâmina própria. A suplementação com quercetina em animais saudáveis promoveu poucas alterações na função serotoninérgica e nos estímulos apoptóticos.

CONCLUSÃO:

Estes resultados sugerem que a suplementação de quercetina melhorou principalmente a função serotoninérgica afetada pelo diabetes, talvez devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da quercetina.

DESCRITORES:
Diabetes mellitus; Mucosa intestinal; Quercetina; Serotonina; Apoptose; Ratos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br