Efeitos da suplementação com simbióticos sobre a função intestinal e a inflamação sistêmica de idosos inseridos na comunidade - análises secundárias de um estudo clínico-randomizado

João VALENTINI NETO Terezinha Perricci CHELLA Danielle Panipucci RUDNIK Sandra Maria Lima RIBEIRO Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO:

O envelhecimento é um processo complexo marcado por alterações no funcionamento e fisiologia intestinais, acompanhado de alterações no estado inflamatório, o que leva ao quadro denominado inflammaging.

OBJETIVO:

Avaliar os efeitos de uma substância simbiótica sobre o funcionamento intestinal e a inflamação sistêmica de idosos inseridos na comunidade.

MÉTODOS:

Trata-se de uma análise secundária de um estudo clínico randomizado, com 24 meses de duração, que incluiu 49 idosos, distribuídos em dois grupos: SIM (n=25), que receberam uma substância simbiótica (Frutooligossacaride 6g, Lactobacillus paracasei LPC-31 109 to 108 UFC, Lactobacillus rhamnosus HN001 109 to 108 UFC, Lactobacillus acidophilus NCFM 109 to 108 UFC e Bifidobacterium lactis HN019 109 to 108 UFC), ou PLA (n=24), que receberam placebo. As avaliações foram realizadas antes e após o período de suplementação, e incluíram: concentrações de IL-10 e TNF-α no soro (após uma noite de jejum); investigação de constipação crônica (pelo Critério de Roma III) e dos tipos de fezes (pela Escala de Bristol). Os dados foram comparados entre antes e após a suplementação, e entre os grupos.

RESULTADOS:

Não foram encontradas diferenças significativas entre valores iniciais e finais nos marcadores de inflamação; alguns benefícios sutis foram observados no grupo SIM, no funcionamento intestinal e nos tipos de fezes.

CONCLUSÃO:

A suplementação com simbióticos mostrou um benefício sutil nessa população. Nossos resultados apontam que idosos aparentemente saudáveis não se beneficiam tanto da suplementação de simbióticos quanto pessoas previamente identificadas com disbiose. Estudos futuros, comparando idosos com e sem disbiose poderão confirmar esses achados.

DESCRITORES:
Trato gastrointestinal; Microbioma gastrointestinal; Simbióticos; Idoso

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br