Acessibilidade / Reportar erro

RESULTS OF POSTERIOR MYECTOMY FOR THE TREATMENT OF CHILDREN WITH CHRONIC CONSTIPATION

Contexto e Objetivo -

O objetivo deste estudo foi avaliar o resultado da miectomia posterior em crianças com constipação crônica que se submeteram à cirurgia.

Métodos -

Quarenta e oito crianças com constipação crônica que não responderam à dieta, laxante ou enema, foram incluídas em nosso estudo. Crianças com enema de bário anormal, mostrando a zona de transição foram excluídas. Crianças com hipotireoidismo, diabetes e doença metabólica documentada também foram excluídas. Os pacientes foram submetidos à miectomia posterior. As crianças foram seguidas durante 1 ano após a cirurgia em relação a frequência de evacuação fecal, consistência fecal, esforço durante a defecação e diâmetro de fezes. Os dados foram analisados usando SPSS versão 13.0 (Chicago, IL, EUA).

Resultados -

Dos 48 casos submetidos à cirurgia, 21 eram do sexo masculino e 27 eram do sexo feminino. A faixa etária foi de 1,5 a 11 anos de idade. A duração média da constipação antes da cirurgia foi 22.79±17.08 (intervalo 6-48 meses). A duração do tratamento médico era 14.90±10.31 (intervalo = 6-48 meses). Consistência fecal, diâmetro das fezes, número de evacuações e esforço durante a defecação, foram comparados antes e depois da cirurgia. Os resultados foram estatisticamente significantes ( P <0.001). De todos os casos, 52% continuaram o tratamento da constipação após a cirurgia por 1 ano. Células ganglionares estavam ausentes em 32 pacientes e estiveram presentes em sete pacientes. Células ganglionares proximais foram encontradas em nove casos. A resposta ao tratamento não foi diferente entre os casos de acordo com a presença ou não de células ganglionares na biópsia.

Conclusão -

A consistência fecal, o diâmetro das fezes, o número de evacuações e o esforço para defecação, melhoraram após miectomia posterior. Para melhor avaliação do tratamento é necessário outro estudo com uma amostra maior.

Canal anal; Constipação intestinal; Incontinência fecal; Doença de Hirschsprung


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br