A influência de bebida láctea com cultura probiótica (Bifidobacterium animalis) no tratamento dos sintomas de constipação

Thaís Rodrigues MOREIRA Daiane LEONHARDT Simara Rufatto CONDE Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO

- Constipação é um sintoma crônico que acomete grande parte da população mundial.

OBJETIVO

- Avaliar o efeito do consumo de bebida láctea com cultura probiótica ( Bifidobacterium animalis ) nos sintomas de constipação intestinal.

MÉTODOS

- Ensaio clínico randomizado, duplo cego e controlado. A amostra foi de 49 pacientes, do gênero feminino, com idade entre 20 a 50 anos e com diagnóstico de constipação intestinal conforme os critérios de ROMA III ( Diagnostic Criteria for Functional Gastrointestinal Disorders ) e escala de Bristol. As pacientes foram divididas em dois grupos através de randomização, o grupo intervenção recebeu bebida láctea com cultura probiótica e o grupo controle recebeu bebida láctea. Estas foram orientadas a consumir 150 mL diariamente durante 60 dias. Ao final deste período, aplicaram-se novamente os critérios de ROMA III e escala de Bristol. Para avaliação dos critérios de ROMA III e escala de Bristol pré e pós-intervenção, o teste de Wilcoxon foi aplicado. O nível de significância estatística considerado foi de 5% ( P ≤0,05).

RESULTADOS

- No grupo intervenção houve melhora nos seguintes critérios: esforço para evacuar ( P <0,001), sensação de evacuação incompleta ( P <0,001) e dificuldade na passagem das fezes ( P =0,014), além da escala de Bristol ( P =<0,001). No grupo controle houve melhora nos seguintes critérios: esforço para evacuar ( P <0,001), sensação de evacuação incompleta ( P <0,001) e dificuldade na passagem das fezes ( P =0,025), além da escala de Bristol ( P =<0,001). Verificou-se que os critérios de Roma III e escala de Bristol não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos pós-intervenção.

CONCLUSÃO

- Concluiu-se que o consumo de bebida láctea auxiliou na melhora dos sintomas de constipação intestinal, independentemente da cultura probiótica.

DESCRITORES
Probióticos; Constipação intestinal; Produtos fermentados do leite; Alimentos funcionais

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br