Etiopatogenia da úlcera péptica: de volta ao passado?

Mariana Barbosa ARAÚJO Paulo BORINI Romeu Cardoso GUIMARÃES Sobre os autores

Objetivos

Revisar a etiopatogenia da doença ulcerosa péptica com base em revisão de estudos sobre a correlação entre Helicobacter pylori (H. pylori) e doença ulcerosa péptica.

Métodos

Foi realizada busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS e PubMed, e em livros brasileiros e estrangeiros referentes à incidência e prevalência de infecção pelo H. pylori e de doença ulcerosa péptica em várias populações de diferentes países.

Resultados

Observamos que a prevalência da infecção pelo H. pylori é semelhante em indivíduos com doença ulcerosa péptica e a população geral; que existem diferenças entre países no que tange as prevalências de infecção e a de úlceras péptica gástrica e duodenal e que, em muitos países, a prevalência de infecção pelo H. pylorise mantém estável, enquanto a prevalência de doença ulcerosa péptica está em queda. A prevalência de doença ulcerosa péptica na ausência de infecção peloH. pylori varia de 20% a 56% nos países ocidentais.

Discussão

As observações sugerem que o H. pyloriconstituiria somente mais um fator a ser somado ao rol dos agressores na gênese da doença ulcerosa péptica. Assim, estaríamos retornando ao conceito de que as úlceras pépticas, gástrica e duodenal, têm etiologia multifatorial e decorreriam, como era admitido no passado, do desequilíbrio entre fatores agressivos e defensivos da mucosa. O foco dos estudos deveria ser redirecionado à identificação dos fatores defensivos e de outros fatores agressivos além dos bem conhecidos H. pylori e medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, desde que esses dois agentes não cobrem todo o espectro de causas.

Úlcera péptica; Úlcera gástrica; Úlcera duodenal; Infecções por Helicobacter


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br