Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de parâmetros metabólicos em pacientes não diabéticos com doença hepática gordurosa não alcoólica - importância da dislipidemia

RESUMO

CONTEXTO:

Os fatores de risco metabólicos da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em abstêmios não diabéticos, que constituem um grupo distinto, não são bem definidos.

OBJETIVO:

Identificar os fatores de risco metabólicos da DHGNA em indivíduos não diabéticos e que não consumam álcool.

MÉTODOS:

Em um estudo transversal, o efeito dos parâmetros metabólicos (IMC, níveis de lipídios individuais, HbA1c, Homa IR e os componentes da síndrome metabólica) de 150 abstêmios não diabéticos consecutivos (90 com tolerância à glicose normal e 60 pré-diabéticos) em sua NFS (parâmetro de gravidade quantificável da DHGNA) foram estudados por análise de regressão linear. Um estudo similar em separado foi feito nos grupos normais da tolerância da glicose e do pré-diabetes. Esses parâmetros foram comparados com os de 75 abstêmios diabéticos pareados com DHGNA. Para analisar ainda mais a diferença entre a tolerância à glicose normal foi realizada a regressão logística binária dos fatores tomando pré-diabetes e diabetes como variável de desfecho, nos grupos diabéticos e pré-diabéticos.

RESULTADOS:

Todos os parâmetros metabólicos foram significativamente maiores nos diabéticos comparados aos não diabéticos e em pré-diabéticos comparados àqueles com tolerância normal à glicose, exceto HDL. Os índices TG, HDL e IMC previram significativamente o NFS no geral nos grupos de tolerância normal (R2 ajustado 68,7%, P=0,000) e de glicose normal (R2 ajustado 73,2%, P=0,000), enquanto o IMC, TG, LDL e HbA1c predisseram em pré-diabéticos (R2 ajustado 89%, P=0,000). A síndrome metabólica foi associada significativamente com o NFS nos grupos totais e pré-diabéticos. O TG elevado (odds ratio 1,08), o LDL (odds ratio 1,03) e a HbA1c (odds ratio 11,54) foram positivamente associados ao pré-diabetes em comparação com o grupo normal de tolerância à glicose.

CONCLUSÃO:

Em abstêmios não diabéticos as dislipidemias são os principais contribuintes para o desenvolvimento da DHGNA.

DESCRITORES:
Hepatopatia gordurosa não alcoólica; Dislipidemias; Hemoglobina A glicada; Resistência à insulina

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br