Acessibilidade / Reportar erro

Aumento de estresse oxidativo no sangue de pacientes com ostomia

RESUMO

CONTEXTO:

Ostomia é um procedimento cirúrgico que cria um estoma com objetivo de construir um novo caminho para a saída das fezes ou urina. A relação dos marcadores de estresse oxidativo em pacientes ostomizados ainda é pouco descrita.

OBJETIVO:

O presente estudo tem como objetivo investigar as alterações dos parâmetros de estresse oxidativo em sangue de pacientes ostomizados comparados a controles saudáveis.

MÉTODOS:

Foram avaliados 29 pacientes ostomizados e 30 controles saudáveis. Os parâmetros de estresse oxidativo avaliados foram: peroxidação lipídica [hidroperóxido de lipídio (LPO), 8-isoprostano (8-ISO) e 4-hidroxinonenal (4-HNE)], oxidação e nitração de proteínas [carbonila e 3-nitrotirosina (3-NT)] e oxidação do DNA [8-hidroxi-2’-desoxiguanosina (8-OHDG)] em soro de pacientes ostomizados comparados a controles saudáveis.

RESULTADOS:

Os dados mostraram um aumento de LPO, 8-ISO, 4-HNE, 3-NT e 8-OHDG em soro de pacientes ostomizados em comparação a controles saudáveis.

CONCLUSÃO:

Os achados sustentam a hipótese de que a ostomia desencadeia o estresse oxidativo observado no sangue coletado destes pacientes.

DESCRITORES:
Estomas cirúrgicos, efeitos adversos; Estresse oxidativo; Peroxidação de lipídeos; Nitração

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br