Acessibilidade / Reportar erro

Utilização dos níveis de amilase no dreno abdominal para diagnóstico de fístulas anastomóticas após o bypass gástrico em Y de Roux

RESUMO

CONTEÚDO:

Embora a incidência de fistulas após o bypass gástrico em Y de Roux (BGRY) tenha diminuído significativamente com a evolução da técnica, sua detecção continua desafiadora.

OBJETIVO:

Determinar a acurácia dos níveis de amilase no dreno abdominal para detector fístulas após o BGYR.

MÉTODOS:

Este é um estudo populacional que avaliou 170 indivíduos submetidos ao BGYR. Os níveis de amilase no dreno foram determinados no primeiro e quarto dias de pós-operatório. Dois pontos de corte foram avaliados: três vezes maior que os níveis séricos (parâmetro I) e acima de 250 UI/L (parâmetro II). Os principais desfechos estudados foram: morbidade perioperatória, ocorrência de fístulas, reinternações e reoperações nos primeiros 30 dias, permanência hospitalar e mortalidade.

RESULTADOS:

Considerando o parâmetro I, altos níveis de amilase do dreno foram indicadores significativos de fístulas (12,5% vs 0; P<0,00001). Considerando o parâmetro II, altos níveis de amilse no dreno estiveram significativamente associados a maior permanência hospitalar (8±5,7 vs 4,5±1,3 dias; P=0,00032), frequência de reoperações (50% vs 3%; P=0,000285) e ocorrência de fístulas (50% vs 0; P<0,00001). O parâmetro I apresentou sensibilidade de 100% e especificidade de 95,9%, enquanto o parâmetro II apresentou sensibilidade de 100% e especificidade de 99,4%.

CONCLUSÃO:

A determinação dos níveis de amilase no dreno após o BGYR foi um indicador significativo de fístulas, permanência hospitalar e reoperações. Este achado reforça a importância da drenagem abdominal no BGYR dentro deste contexto.

DESCRITORES:
Obesidade; Cirurgia bariátrica; Derivação gástrica; Fístula anastomótica; Complicações pós-operatórias

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br