Terapia inibidora de nucleotídeo NS5A& NS5B combinada para pacientes com hepatite C crônica com doença renal crônica em estágio 5, em hemodiálise

Prasanta DEBNATH Sanjay CHANDNANI Pravin RATHI Sujit NAIR Vinay PAWAR Qais CONTRACTOR Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO:

A infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) é a infecção viral hepática mais comum que afeta pacientes em hemodiálise de manutenção. O tratamento da infecção crônica por HCV no estágio 4 e 5 da doença renal crônica inclui uma combinação de elbasvir/grazoprevir e glecaprevir/pibrentasvir, que não estão disponíveis em muitos países.

OBJETIVO:

Portanto, realizamos este estudo para procurar a segurança e eficácia da terapia combinada de sofosbuvir nesta população de difícil tratamento.

MÉTODOS:

Realizamos um estudo de centro único, prospectivo e aberto, no qual pacientes com doença renal crônica em estágio 5 em hemodiálise de manutenção com infecção por HCV. Um total de 18 pacientes foi incluído. Sofosbuvir com daclatasvir ou ledipasvir foi usado de acordo com o genótipo por 12 semanas. O HCV RNA, genótipo, elastografia transitória foi considerado para cada paciente. O HCV RNA foi quantificado na 4ª semana, 12ª semana e 12 semanas após o tratamento para procurar uma resposta virológica sustentada.

RESULTADOS:

A infecção por genótipo 1 foi observada em 12 (66,7%) pacientes, seguido pelo genótipo 3 em 4 (22,3%), em um paciente do genótipo 2 e em outro, 5. O valor mediano do HCV RNA foi de 2.35.000 IU/mL. Na elastografia transitória, todos tinham rigidez hepática de <9.4 KPa. Todos os pacientes tinham RNA HCV <15 IU/mL na 4ª e 12ª semana de tratamento e 12 semanas após o tratamento. Não foi observada nenhuma alteração significativa na hemoglobina, eGFR e rigidez hepática.

CONCLUSÃO:

A dose completa sofosbuvir ou seja, 400 mg, em combinação com inibidores NS5A daclatasvir ou ledipasvir foi considerada segura e eficaz em pacientes com doença renal em estágio final, que estão em manutenção hemodiálise.

DESCRITORES:
Hepacivirus; Diálise renal; Sofosbuvir; Técnicas de imagem por elasticidade

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br