Acessibilidade / Reportar erro

A NOÇÃO DE PSICOPATOLOGIA: DESDOBRAMENTOS EM UM CAMPO DE HETEROGENEIDADES 1 1 Este artigo integra uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob orientação da profa doutora Mônica Medeiros Kother Macedo.

THE NOTION OF PSYCHOPATHOLOGY: DEVELOPMENTS IN AN HETEROGENEITY FIELD

Resumo:

A psicopatologia configura-se como um conceito amplo e complexo. Na tentativa de contemplar a diversidade e as divergências próprias à temática, é efetuada uma trajetória que enfatiza concepções relacionadas às origens e aos significados atribuídos às afecções mentais. As distintas concepções destes padecimentos resultam, ao longo da história, no emprego de terapêuticas heterogêneas. Diante da constatação contemporânea de um retorno à valorização das explicações etiológicas de cunho organicista e da medicalização como terapêutica princeps frente às patologias psíquicas, apresenta-se a psicanálise como uma disciplina que explicita importante ruptura epistemológica e consequente diversidade na concepção de psicopatologia e sua terapêutica.

Palavras-chave:
psicopatologia; afecções mentais; psicanálise

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com