SELETIVIDADE DE INSETICIDAS USADOS NA CULTURA DO MILHO PARA OVOS E NINFAS DO PREDADOR DORU LINEARE (ESCHSCHOLTZ, 1822) (DERMAPTERA: FORFICULIDAE)

SELECTIVITY OF INSECTICIDES USED IN CORN CROPS TO EGGS AND NYMPHS OF THE EARWING DORU LINEARE (ESCHSCHOLTZ, 1822) (DERMAPTERA: FORFICULIDAE)

M.J. Zotti A.D. Grützmacher D.D. Grützmacher R.V. Castilhos J.F.S. Martins Sobre os autores

RESUMO

O objetivo do trabalho foi avaliar a seletividade de inseticidas usados na cultura do milho para o controle de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) sobre ninfas de primeiro ínstar e ovos do predador Doru lineare (Scudder, 1876) (Dermaptera: Forficulidae). Para os bioensaios foi utilizada a metodologia padronizada da IOBC/WPRS, em condições de laboratório, com temperatura de 25 ± 1º C, umidade relativa de 70 ± 10% e fotofase de 14 horas. No bioensaio com ninfas para contato residual, a aplicação dos inseticidas foi realizada com um equipamento pressurizado a CO2, pressão de 50 psi. Para aplicação dos inseticidas sobre os ovos foi utilizada torre de Potter, com pressão de 10 psi. Em ambas as formas de aplicação o depósito foi de 1,75 ± 0,25 mg de calda cm-2 conforme metodologia da IOBC/WPRS. A mortalidade de ninfas foi utilizada para classificar os inseticidas como inócuo (< 30%), levemente nocivo (30-79%), moderadamente nocivo (80-99%) e nocivo (> 99%). Os dados de viabilidade de ovos e sobrevivência de ninfas que eclodiram deles foram comparados com os dados das testemunhas positiva (Sevin 480 SC) e negativa (água). Certero, Dimilin, Engeo Pleno, Karate Zeon 250 SC, Lorsban 480 BR, Match EC e Sevin 480 SC reduziram a viabilidade de ovos. A sobrevivência de ninfas provenientes dos ovos tratados teve redução para os inseticidas: Decis 25 EC, Dimilin, Engeo Pleno, Karate Zeon 250 CS, Lorsban 480 BR e Sevin 480 SC. Para ninfas de D. lineare em contato residual, todos os inseticidas foram nocivos em 96 horas após a exposição.

PALAVRAS-CHAVE
Controle biológico; controle químico; manejo integrado de pragas; toxicidade; Zea mays

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br