Efeitos de isolados do fungo Isaria (Persoon) sobre o cupim subterrâneo Coptotermes gestroi (Wasmann) (Isoptera: Rhinotermitidae)

Effects of Isaria (Persoon) isolates on the subterranean termite Coptotermes gestroi (Wasmann) (Isoptera: Rhinotermitidae)

Eliana Maria dos Passos Auristela Correia Albuquerque Edmilson Jacinto Marques Valéria Wanderley Teixeira Cinthia Conceição Matias da Silva Marco Aurélio Paes de Oliveira Sobre os autores

Coptotermes gestroi (Wasmann) é considerada uma das espécies mais destrutivas de cupins subterrâneos, por causar danos a edificações, à arborização urbana e a culturas. Uma alternativa para o controle desse inseto pode ser o uso de agentes biocontroladores, como os fungos entomopatogênicos. Isaria (Persoon) tem sido indicado no controle de térmitas subterrâneos, inclusive do gênero Coptotermes. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo selecionar isolados de Isaria patogênicos ao cupim C. gestroi. Os insetos pulverizados com suspensões fúngicas de I. farinosa, I. fumosorosea e I. javanica foram avaliados diariamente para a determinação da mortalidade. Todos os isolados foram patogênicos, ocasionando mortalidade acima de 70%, e virulentos, apresentando uma sobrevivência média de 2,0 a 3,9 dias. Contudo, os isolados ESALQ-1205 de I. farinosa, ESALQ-1296 de I. fumosorosea e os isolados URM-4995 e URM-4993 de I. javanica mostraram-se mais virulentos. A CL50estimada para os isolados ESALQ-1205 de I. farinosa, URM-4995 de I. javanica e ESALQ-1296 de I. fumosorosea resultou em valores de 3,7 x 105, 1,4 x 106e 2,7 x 106conídios mL-1, respectivamente. Tais resultados confirmam a eficiência dos isolados testados sobre os operários de C. gestroi. No entanto, novos estudos são necessários para verificar a melhor forma de utilização, bem como a sua efetividade em campo.

térmitas; controle microbiano; patogenicidade; sobrevivência


Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br