Accessibility / Report Error

80 ANOS DOS ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO

80 ANOS DOS ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO

“Arquivos do Instituto Biológico” completou 80 anos neste ano. Esta revista científica, criada em 1928, um ano após a criação do Instituto Biológico (IB), sempre teve como escopo a publicação de artigos sobre descrições e investigações de doenças e pragas dos animais e vegetais, estando assim em conformidade com a própria missão institucional que verte sobre a sanidade animal e vegetal.

Os autores dos trabalhos que publicam na revista “Arquivos do Instituto Biológico” são procedentes tanto do próprio IB, quanto de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Esta visibilidade conquistada pela Revista “Arquivos do Instituto Biológico” e a crescente demanda podem ser justificadas: i) pelo aumento da divulgação, a partir de 1995, deste periódico entre os Institutos de Pesquisa e as Universidades; ii) pelo acesso livre da revista, pois ela se encontra disponível, gratuitamente, para consulta no site do Instituto Biológico; iii) pelo aumento do número e diversidade institucional dos revisores científicos (ad hoc), que também passaram a publicar nesta revista e iv) pela política imposta pelas agências de fomento e cursos de pós graduação que banem a endogenia e valorizam e incentivam as publicações realizadas em outras revistas.

Reconhecendo a importância deste periódico no cenário nacional de divulgação científica, julgamos oportuno compartilhar a comemoração dos 80 anos da revista “Arquivos do Instituto Biológico” com nossos pares, autores e editores de revistas científicas. Para isso, O Instituto Biológico, juntamente com a ABEC, promoveu o XVI Curso de Editoração Científica, nos dias 2 e 3 de outubro de 2008. Este evento superou as expectativas tanto no número de participantes quanto pela alta categoria das apresentações dos palestrantes convidados que abordaram temas atuais e de grande relevância. Participaram deste evento 167 pessoas provenientes de instituições de pesquisa e universidades, oriundas das 5 regiões geográficas do Brasil.

Como marco deste ano comemorativo cabe ressaltar, ainda, a conquista pela Revista “Arquivos do Instituto Biológico” da certificação pela norma NBR ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade com o escopo “Publicação de artigos e comunicações científicas originais, além de revisões, que contribuam para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil”. Esta norma é internacional e está focada nos requisitos do cliente (autores dos trabalhos) e tem, como alguns dos objetivos, atividades padronizadas, controle pleno do processo (tramitação dos trabalhos) e sua melhoria contínua. Este certificado endossa a credibilidade já conquistada ao longo desses 80 anos de existência da revista e reflete o compromisso dos “Arquivos do Instituto Biológico” com os seus autores e leitores no que se refere à qualidade das publicações científicas aqui editadas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jan 2022
  • Data do Fascículo
    Oct-Dec 2008
Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br