Acessibilidade / Reportar erro

Primeiro registro da espécie exótica, plati Xiphophorus maculatus (Günther, 1866), na área de inundação urbana de um rio neotropical brasileiro

Resumo:

Objetivo

Este trabalho relata a primeira ocorrência da espécie exótica Xiphophorus maculatus (Günther, 1866) na bacia do Rio Sorocaba. A introdução de espécies de peixes não nativas tornou-se comum e muitas espécies foram introduzidas principalmente através da pesca esportiva, aquicultura e aquarismo. No caso dos Poeciliidae, a maioria das espécies introduzidas que foram registradas são provenientes do aquarismo. O ambiente onde os espécimes foram capturados apresentava grande quantidade de macrófitas flutuantes devido à antropização e está localizado em área estritamente urbanizada do município.

Métodos

A coleta foi feita através de rede retangular, com medidas de 70 cm x 60 cm e malha de 1 mm. Os espécimes foram anestesiados em solução de eugenol, fixados em solução de formol a 10% e conservados em álcool 70%. Os exemplares foram posteriormente depositados em uma coleção científica.

Resultados

O registro inclui dois espécimes femininos de um pantanal urbano no rio Sorocaba, estado de São Paulo, Brasil.

Conclusões

No município de Sorocaba já foram identificadas 63 espécies de peixes, pertencentes a 7 ordens e 19 famílias e 6 exóticas, como o Xiphophorus maculatus. As várzeas urbanas são ambientes pouco estudados, apresentando assim um grande potencial para a ocorrência de espécies ainda não inventariadas. O monitoramento e inventário das espécies deve ser realizado, além de medidas para o combate as invasões, como desenvolver um programa para peixes indesejados serem devolvidos às lojas de aquários assim como a exibição de avisos informando sobre os efeitos ecológicos negativos de liberar peixes de aquário em todas as sacolas, plásticos de peixes e sites de lojas de aquários.

Palavras-chave:
aquarismo; espécie exótica; peixes ornamentais; várzea urbana


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com