Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da qualidade da água na fauna macrobentônica no rio Achenkovil, Southern-West Ghats, Kerala, Índia

Resumo

Objetivo

O presente estudo investigou a influência de variáveis ​ambientais na fauna macrobêntica no rio Achenkovil, Southern Western Ghats, Kerala. O conhecimento dos ecossistemas aquáticos em muitas áreas remotas é muito escasso e ninguém ainda fez uma tentativa de estudar a fauna macrobentônica do rio Achenkovil. Uma vez que os macrobenthos desempenham um papel importante na estrutura da comunidade bentônica, um melhor conhecimento de sua ecologia e padrões de distribuição em ecossistemas remotos de água doce seria de grande interesse para uma melhor compreensão de seu funcionamento.

Métodos

Foram realizadas coletas bimensais de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020. As amostras de água para análises físico-químicas foram levadas ao laboratório em frascos de polietileno limpos. A fauna macrobentônica foi coletada usando garrafa de Van Veen (0,025m2). A técnica estatística multivariada, como a Análise de Componentes Principais, foi utilizada para monitorar a variação dos parâmetros ambientais. A diversidade da fauna macrobêntica foi estudada usando os índices Simpson_1-D, Shannon_H, Evenness_e^H/S e Margalef. Analisou-se a relação entre as variáveis ambientais e a fauna macrobêntica, utilizando a Análise de Correlação Canônica e a Correlação de Pearson.

Resultados

Foram identificados 3.563 indivíduos pertencentes a 9 ordens, 32 famílias, 32 gêneros e 32 espécies. A ordem mais dominante foi Ephemeroptera seguida por Coleoptera e Trichoptera e a menos dominante foi Zygoptera. O número máximo de fauna macrobentônica foi observado na estação 1(S1), (1461 Ind/m2) e o menor na estação 9 (S9), (37 Ind/m2). A Estação 1 (S1) é uma área de floresta intocada, portanto esta área é considerada o local de referência. A fauna macrobentônica nas florestas virgens da cabeceira (S1) foi muito mais diversa do que na foz do rio (S9), que é uma região altamente impactada. Esta região enfrenta vários tipos de estresse antropogênico, resultando em poluição e deterioração da qualidade da água. A estrutura da comunidade macrobentônica no rio Achenkovil foi significativamente associada às variações na qualidade da água devido a vários estresses naturais e antrópicos

Conclusões

Pode-se concluir que Ephemeroptera, Coleoptera e Trichoptera foram os grupos mais dominantes nos habitats não perturbados no rio durante o período de estudo. A predominância de espécies de Chironomidae, principalmente do gênero Chironomus nos segmentos médio e jusante do rio, possivelmente se deve à sua capacidade de adaptação a diversas condições ambientais ou habitats e sua tolerância ao baixo teor de oxigênio em condições anóxicas do sedimento de fundo. A menor abundância de macrobentos em todas as estações estudadas foi observada na estação 9 (S9) durante as estações secas. S9 é uma região altamente impactada, caracterizada por alta temperatura, turbidez, TDS, pH, condutividade, nitratos e valores de fosfato. Por esta razão, o estresse antropogênico e a mudança das condições ambientais são os principais fatores que afetam a distribuição da fauna macrobentônica da bacia do rio Achenkovil, Kerala.

Palavras-chave:
índices de biodiversidade; indicadores biológicos; ecossistemas de água doce; ephemeroptera; análise multivariada

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com