Open-access Distribuição dos grupos funcionais de alimentação de insetos aquáticos e semiaquáticos em macrófitas em sistema lêntico artificial no Sul do Brasil

Resumo:

Objetivo  Entender a distribuição dos grupos funcionais de alimentação (GFAs) de insetos aquáticos e semiaquáticos associados a macrófitas em um sistema lêntico, testamos se a abundância dos FFGs variou entre as coletas e analisamos a variação das variáveis ambientais relacionadas à composição dos FFGs.

Métodos  Avaliamos a distribuição dos FFGs em quatro coletas nos meses de março, maio, julho e setembro de 2022, em diferentes estações do ano. Os locais de amostragem foram três sítios no Lago da Ponte, localizado no Jardim Botânico de Porto Alegre, Sul do Brasil. Foram calculadas as abundâncias relativas (%) para cada família e para cada FFGs por período. Nesse estudo, cada coleta por período sazonal foi considerada uma amostra e as subamostras os três pontos do lago. Para análise de dados utilizamos a Análise de Componentes Principais (PCA), Análise de Variância Multivariada Permutacional e o teste de Qui-Quadrado (χ2).

Resultados  A PCA em dois eixos explicou 90.47%, as variáveis que mais contribuíram para a formação do primeiro eixo foram temperatura, pH e oxigênio dissolvido, com relação positiva e do segundo eixo foi a turbidez, com relação negativa. Com χ2 confirmamos a diferença nas abundâncias dos FFGs entre os períodos. Coletamos 4.872 espécimes, representando 24 famílias distribuídas em 5 ordens. Coletor-catador foi o mais abundante no estudo (N=3.126) e mais abundante no outono (N=899), seguido por predador (N=1.385) mais abundante no verão (N=582). E coletor-filtrador (N=359) mais abundante no verão (N=158).

Conclusões  Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão de como os fatores ambientais impulsionam a diversidade de grupos funcionais de alimentação em sistemas lênticos e ressaltam o papel ecológico das macrófitas, como meso-habitats complexos e essenciais para estruturação das comunidades de insetos aquáticos.

Palavras-chave:
macroinvertebrados aquáticos; planta aquática; lago; hábito alimentar

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro