Resumo
Objetivo É esperado que a diversidade beta aumente devido à heterogeneidade ambiental e à extensão espacial. No entanto, ainda é incerto se a resposta da diversidade beta a estes fatores é consistente entre diferentes grupos taxonômicos. Eu investigue se a diversidade beta de comunidades de fitoplâncton, zooplâncton e macroinvertebrados de lagos dentro de nove ecorregiões nos Estados Unidos da América se correlaciona com a heterogeneidade ambiental e extensão espacial.
Métodos Utilizei análises de regressão linear simples para examinar como a diversidade beta de diferentes assembleias estava relacionada com a heterogeneidade ambiental e extensão espacial.
Resultados A diversidade beta das assembleias de fitoplâncton e macroinvertebrados foi positivamente relacionada à heterogeneidade ambiental, enquanto a diversidade beta das assembleias zooplâncton e macroinvertebrados foi significativamente relacionada à extensão espacial (dentro das ecorregiões).
Conclusões Esses resultados estão alinhados com as expectativas teóricas de que a diversidade beta aumenta devido à heterogeneidade ambiental e à extensão espacial. Esses resultados contribuem para uma melhor compreensão dos processos que estruturaram a composição de diferentes assembleias aquáticas nos Estados Unidos.
Palavras-chave:
padrões de biodiversidade; complexidade ambiental; diversidade ecorregional; comunidades aquáticas
Thumbnail
Thumbnail

