Resumo:
Objetivo O objetivo deste estudo foi investigar os padrões de composição da comunidade de protistas ciliados em riachos urbanos e rurais próximos a um grande centro urbano.
Métodos Analisamos 12 riachos entre urbanos e rurais durante dois períodos diferentes do ano (estação chuvosa e seca) em três diferentes meso-habitats dos riachos (rápido, remanso e corredeira). Previmos que a composição de espécies de ciliados seria diferente entre os tipos de ambientes (rural e urbano), entre as bacias nos quais os riachos estavam inseridos (Pirapó e Ivaí), entre meso-habitats (rápido, corredeira e remanso) e entre períodos sazonais. Também era esperado que a composição de espécies de ciliados fosse semelhante entre riachos dentro de uma mesma bacia.
Resultados De forma oposta, os resultados mostraram que a riqueza e abundância de ciliados foram maiores em riachos urbanos do que em riachos rurais. Na análise da diversidade beta, observamos que essa medida foi maior em ambientes rurais, mas apenas durante um período (estação seca). Entre os meso-habitats não foram observadas alterações significativas na composição de espécies de ciliados, contrariando o predito inicialmente.
Conclusões Os resultados obtidos neste estudo demonstraram o efeito de múltiplos fatores espaciais (bacia, tipo de ambiente) e temporais (estações chuvosas e secas) na estrutura dos protistas ciliados na coluna d'água de riachos neotropicais. Não foram encontradas diferenças nos atributos dos ciliados entre os meso-habitats analisados neste estudo.
Palavras-chave:
riachos; urbanização; agricultura; ciliados; mesohabitat
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail



