Acessibilidade / Reportar erro

Papel dos grupos funcionais zooplanctônicos em um reservatório mesotrófico raso

Resumo:

Objetivo

Os grupos funcionais do zooplâncton desempenham um papel importante no funcionamento dos lagos, são capazes de responder prontamente às mudanças ambientais e podem estar associados às mudanças no fitoplâncton. Em regiões mais quentes, as espécies de zooplâncton apresentam pequeno tamanho corporal, o que diminui sua capacidade de pastejo e atenua o controle de cima para baixo sobre o fitoplâncton. Avaliamos as mudanças na densidade e biomassa de grupos funcionais do zooplâncton e sua relação com grupos de algas na zonação horizontal de um reservatório raso (zona pelágica, sublitoral e eulitoral). Nossa hipótese é que a densidade e biomassa dos grupos funcionais do zooplâncton estão associadas a flutuações nos grupos do fitoplâncton no zoneamento horizontal do reservatório.

Métodos

Em um reservatório mesotrófico, as alterações na estrutura do grupo funcional do zooplâncton e nas variáveis limnológicas foram avaliadas em três zonas de amostragem: pelágica, sublitoral e eulitoral.

Resultados

As espécies de zooplâncton foram distribuídas em sete grupos funcionais. Evidenciou-se que a densidade e a biomassa dos grupos funcionais do zooplâncton não foram claramente associadas às variações da biomassa dos grupos do fitoplâncton. No entanto, os grupos funcionais do zooplâncton foram associados à zonação horizontal do reservatório, onde grupos específicos foram encontrados na zona pelágica, sublitoral e eulitoral.

Conclusões

Os grupos funcionais do zooplâncton foram relacionados com a zonação horizontal do reservatório, mas não foram associados às mudanças nos grupos do fitoplâncton devido à dominância de organismos de pequeno porte.

Palavras-chave:
pressão potencial de pastejo; tamanho do corpo; onívoros; traços funcionais

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com