Acessibilidade / Reportar erro

Decomposição de detritos orgânicos em ambientes aquáticos continentais em clima subtropical da América do Sul: uma revisão sistemática e cienciométrica

Resumo:

Objetivo

Avaliar a situação geral dos estudos sobre a decomposição da matéria orgânica vegetal em ambientes aquáticos continentais da região subtropical da América do Sul.

Métodos

Utilizamos bancos de dados e compilamos publicações (1990-2018) utilizando combinações de palavras referentes à decomposição, detritos, ambientes aquáticos e países da América do Sul com clima subtropical. As características das publicações foram analisadas ao longo do tempo.

Resultados

Um total de 1.042 publicações foram encontradas, com 106 tratando especificamente do objetivo deste estudo. Em clima subtropical na América do Sul este tópico de pesquisa é incipiente. A maioria dos estudos foi realizada em riachos (39,6%) e avaliou o processo de decomposição e a associação de invertebrados (42,5%). Há uma grande deficiência em estudos realizados em ambientes lênticos (e.g. lagos, 10%).

Conclusão

Os estudos sobre a decomposição de detritos orgânicos em ecossistemas aquáticos na região subtropical da América do Sul são ainda emergentes. Enquanto o conhecimento sobre o papel dos fragmentadores é razoável, poucos estudos têm avaliado a importância de microrganismos no processo de decomposição. Finalmente, nosso estudo demonstrou que as colaborações científicas impulsionaram as publicações sobre o tema.

Palavras-chave:
degradação foliar; detritos orgânicos; processos ecológicos; produção científica; metabolismo aquático

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com