Acessibilidade / Reportar erro

Resposta espécie-específica do fitoplâncton ao pastejo do zooplâncton em reservatórios eutróficos tropicais

Resumo:

Objetivo

Testar a hipótese de que o zooplâncton altera a estrutura do fitoplâncton em reservatórios tropicais, reduzindo a biomassa de espécies de algas susceptíveis a herbivoria.

Métodos

Avaliamos experimentalmente as respostas espécie-específicas do fitoplâncton ao zooplâncton em reservatórios eutróficos com diferentes estruturas da comunidade fitoplanctônica no nordeste do Brasil. Amostras de água foram coletadas da subsuperfície nas regiões costeiras dos reservatórios Apipucos e Mundaú em janeiro/2012 e novembro/2014, respectivamente, e transportadas para o laboratório. Os experimentos foram realizados em frascos Erlenmeyer (1 litro) cheios de água dos locais das amostras e mantidos por cinco dias nas condições laboratoriais. Dois tratamentos foram mantidos (1) com fitoplâncton e presença do zooplâncton nativo e (2) sem zooplâncton nativo.

Resultados

O zooplâncton provou ser um fator importante, modificando a estrutura da comunidade fitoplanctônica, principalmente no reservatório de Apipucos. Neste reservatório, observamos uma redução significativa na biomassa de Cyclotella meneghiniana e Chlamydomonas sp., e um incremento na biomassa de Raphidiopsis raciborskii. No reservatório Mundaú, observamos uma redução significativa de C. meneghiniana e R. raciborskii, enquanto a cianobactéria Microcystis aeruginosa aumentou sua biomassa na presença de zooplâncton.

Conclusões

Estes resultados mostram a importância da estrutura da comunidade de microalgas nas interações fitoplancton-zooplâncton para as cadeias alimentares em ambientes tropicais, bem como, apoiam o papel do zooplâncton na promoção do crescimento de cianobactérias e na manutenção da proliferação de algas.

Palavras-chave:
florações de cianobactérias; Thermocyclops; controle top-down; teia alimentar

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com