Resumo
Objetivo O objetivo deste estudo foi caracterizar o torneio de pesca esportiva “Amigos do Tarumã” ao longo dos nove torneios realizados entre 2014 e 2023 no estado do Amazonas. Esta pesquisa gerou o primeiro registro da dinâmica de capturas de tucunarés (Cichla sp.) realizadas no Torneio Amigos do Tarumã no Estado do Amazonas, Brasil, ao longo de nove edições entre 2014 e 2023.
Métodos Os dados foram fornecidos pelo organizador e idealizador do evento, com documentos adicionais obtidos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas. As capturas foram registradas para cada equipe e ano, e análises estatísticas foram realizadas usando análise descritiva e teste de Kruskal-Wallis para verificar possíveis diferenças entre o comprimento total (cm) ao longo dos anos. Cerca de 1,700 pescadores participaram das nove edições, nas quais capturaram 1,240 tucunarés, com 726 sendo medidos.
Resultados Os comprimentos totais registrados variaram entre 30 e 75 cm. Houve diferenças significativas no comprimento total médio dos tucunarés apenas entre as edições de 2014 e 2019 (p<0.05).
Conclusões Além disso, os resultados sugerem que, como medida de precaução, torneios que tenham como alvo os tucunarés (Cichla sp.) devem adotar o tamanho mínimo de captura de 32 cm, visando à sustentabilidade e a conservação do estoque de tucunarés na região.
Palavras-chave:
manejo pesqueiro; pesca esportiva; pesque e solte; rio Negro; turismo de pesca
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail






