Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do tempo de preservação por formaldeído na relação peso-comprimento do ubíquo cladócero neotropical Ceriodaphnia silvestrii

Resumo:

Objetivo

Neste estudo, examinamos o efeito do tempo de preservação no comprimento total do corpo e no peso seco de espécimes adultos do cladócero neotropical Ceriodaphnia silvestrii fixados com solução de formalina a 4%.

Métodos

A relação entre essas variáveis foi examinada sob efeito crescente do tempo (7, 30 e 60 dias) após a preservação usando modelos lineares e análise de variância.

Resultados

O comprimento corporal total não diferiu estatisticamente entre os cladóceros não-preservados e preservados, enquanto o peso seco foi reduzido com o aumento do tempo de preservação, resultando 15, 47 e 57% de perda de peso, respectivamente. As relações peso-comprimento foram significativamente positivas em todos os tratamentos, embora valores mais elevados tenham sido encontrados em amostras frescas e de 7 dias.

Conclusões

Destacamos que, para Ceriodaphnia silvestrii, o uso da solução de formalina como método de preservação não é adequado quando o principal interesse é a estimativa de biomassa. Recomendamos que as estimativas de peso seco de amostras preservadas sejam feitas o mais rápido possível. Por fim, considerando as perdas atribuídas à preservação e às variações intraespecíficas da biomassa dos organismos, recomenda-se a aplicação de fatores de correção uma vez que amostras preservadas são importantes na avaliação de mudanças de longo prazo nas comunidades biológicas.

Palavras-chave:
tamanho corporal; Daphnidae; peso seco; peso fresco; produção secundária

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com