Acessibilidade / Reportar erro

Assinatura isotópica do camarão carídeo Potimirim brasiliana Villalobos, 1960 em diferentes pontos de uma área preservada no sudeste do Brasil

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi investigar a assinatura isotópica de P. brasiliana capturada em três diferentes pontos ao longo do fluxo fluvial em direção ao mar do rio Prumirim com a finalidade de testar a hipótese de similaridade entre a assinatura isotópica de indivíduos que vivem em areas diferentes do rio.

Métodos

Foram utilizadas análises de isótopos estáveis (δ13C e δ15N) em três pontos do rio e foram realizadas análises de Stable Isotope Mixing Models e Bayesian Ellipses.

Resultados

Nossos resultados mostraram que há um enriquecimento isotópico diferencial ao longo do curso do rio em 13C, fornecendo resultados importantes sobre as condições ambientais e os impactos antropogênicos na região. Além disso, a biologia alimentar de P. brasiliana foi caracterizada como um consumidor primário, corroborando com o hábito alimentar de detritívoros observado em estudos anteriores de análise de conteúdo estomacal.

Conclusões

Nossa pesquisa, limitada a uma única área ao longo da costa norte do estado de São Paulo, revela descobertas intrigantes que merecem ser replicadas em outras áreas dentro da região. Isso é especialmente crucial dada a crescente quantidade de influências antropogênicas resultantes do desenvolvimento urbano, ressaltando a necessidade de um monitoramento aprimorado dessas áreas.

Palavras-chave:
espécies anfídromas; Atyidae; camarão de água doce; conservação; isótopos estáveis


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com