Resumo:
Objetivo Nós avaliamos como a combinação de características ambientais afeta a diversidade beta da comunidade EPT (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera) em microhabitats de riachos.
Métodos As amostras foram coletadas em 12 riachos ao redor do Reservatório de Itaipu (Paraná, Brasil). Amostramos quatro tipos de substratos em tréplica com o auxílio de um amostrador Surber. As amostras foram classificadas em CSD (areia e argila) e STO (cascalho, seixos e pedregulhos). O substrato composto de pacote de folhas (folhas e galhos) foi dividido em RLP (pacote de folhas de corredeira) e BLP (pacote de folhas de remanso).
Resultados Registramos uma mudança significativa na composição de EPT entre os microhabitats avaliados e diferentes gêneros associados a cada categoria de substrato. No entanto, a diversidade beta não diferiu significativamente entre os microhabitats. Assim, encontramos o maior valor de diversidade beta na categoria CSD (areia e argila) e a maior contribuição do componente de substituição.
Conclusões A partição da diversidade beta em seus componentes auxiliou na compreensão de padrões ecológicos em escalas locais, destacando a importância da diversidade de microhabitats em sistemas de riachos, para manutenção da estrutura e composição da fauna aquática.
Palavras-chave:
pequenas escalas; substituição; aninhamento; insetos aquáticos; riachos
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail




