Open-access O uso de índices biológicos e da morfologia de diatomáceas na avaliação ambiental de riachos

Resumo:

Objetivo  Nosso objetivo foi verificar se as métricas morfológicas de diatomáceas teriam um desempenho tão eficaz quanto as métricas de diversidade e os índices de diatomáceas para avaliações ecológicas em riachos no bioma Pampa brasileiro.

Métodos  Amostramos variáveis ​​físicas e químicas, juntamente com comunidades de diatomáceas bentônicas de 15 riachos do bioma Pampa. Esses riachos estão inseridos ao longo de um gradiente de uso agrícola. Calculamos a riqueza de espécies e três índices de diatomáceas comumente utilizados na avaliação ecológica dos riachos. Além disso, quantificamos a porcentagem de valvas deformadas nas comunidades e analisamos a forma de Achnanthidium minutissimum s.l. por meio de morfometria geométrica. Todas as respostas biológicas foram avaliadas em relação às variáveis ​​físicas e químicas, sumarizadas em uma Análise de Componentes Principais (PCA).

Resultados  Verificamos que o Índice de Diatomáceas Pampeanas apresentou correlação positiva com a turbidez e a velocidade, e negativa com o nitrogênio total e o pH. Por outro lado, a porcentagem de valvas de diatomáceas deformadas e diferentes formas de A. minutissimum s.l. apresentaram associação com o fósforo total, profundidade e sólidos totais dissolvidos.

Conclusões  Nosso estudo é um dos primeiros a investigar biomarcadores morfológicos em diatomáceas para avaliações ecológicas no bioma Pampa brasileiro. Constatamos que as métricas morfológicas para diatomáceas foram mais eficazes na avaliação dos efeitos do gradiente de uso da terra em riachos em comparação com as métricas taxonômicas. No entanto, destacamos a importância de replicar este estudo com uma amostra maior e em ambientes lóticos influenciados por impactos diversos. Isso aumentará a compreensão sobre a utilidade de diferentes métricas para avaliações ecológicas e biomonitoramento em riachos.

Palavras-chave:
índice de diatomáceas; teratologia; Achnanthidium minutissimum; morfometria geométrica; bioma Pampa

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro