Acessibilidade / Reportar erro

Diversidade alfa e beta de assembleias de Trichoptera (Insecta) em riachos subtropicais naturais e rurais

Resumo:

Objetivo

O objetivo desse estudo foi determinar a diversidade de Trichoptera em riachos e o efeito das variáveis ambientais e posição geográfica na diversidade alfa e beta em riachos naturais e rurais.

Métodos

Coletamos larvas de Trichoptera com um amostrador Surber em 12 riachos subtropicais de pequena ordem (seis riachos com ausência aparente de distúrbios antrópicos e seis riachos com atividades rurais na área de drenagem) e quantificamos as variáveis limnológicas. Avaliamos os efeitos da variabilidade ambiental na dissimilaridade das assembleias e calculamos a contribuição da diversidade alfa e beta nos riachos.

Resultados

Coletamos um total de 1264 larvas de Trichoptera distribuidas em 17 gêneros e 11 famílias. Os gêneros Phylloicus e Smicridea foram encontramos em praticamente todos os riachos. Observamos um efeito positivo da variabilidade ambiental na variabilidade biológica, mas não da posição geográfica. A variabilidade ambiental foi gerada basicamente pela influência de maiores concentrações de carbono orgânico dissolvido e nutrientes. Observamos maior contribuição da diversidade alfa nas assembleias de Trichoptera nos riachos naturais, e da diversidade beta nos riachos rurais.

Conclusões

Nossos resultados demonstram que a variabilidade de Trichoptera é afetada por características ambientais, e não pela posição geográfica.

Palavras-chave:
dissimilaridade; riqueza taxonômica; integridade ecológica; vegetação ripária; impacto agrícola

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com