Resumo:
Objetivo A região amazônica apresenta peculiaridades em sua hidrologia e vegetação, essenciais para o equilíbrio climático. Por esta razão, a Amazônia necessita de uma melhor amostragem de sua biodiversidade, aumentando assim o conhecimento dos organismos presentes nesta área. Neste estudo, por meio de uma revisão sistemática, avaliamos os avanços na pesquisa de teorias ecológicas e verificamos os estágios da pesquisa da biodiversidade de macrófitas na Amazônia.
Métodos Foram utilizadas bases de dados disponíveis na Web of Science e Scopus. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: Amazônia, macrófitas e planta aquática. O período designado para a pesquisa foi entre 1970 e 2022. Os dados processados foram agrupados em tipos específicos de acordo com o objeto de estudo.
Resultados Nossos resultados mostraram que a maioria dos estudos abordou a influência das macrófitas aquáticas nos organismos aquáticos (por exemplo, peixes, insetos, plâncton e peixe-boi), bem como sua influência nas características abióticas dos ambientes aquáticos da floresta amazônica. A maioria dos estudos focou na relação entre macrófitas e outros organismos ou variáveis ambientais.
Conclusões Identificamos lacunas em relação a estudos ecológicos e de invasão biológica com macrófitas na Amazônia, e destacamos a importância da cooperação internacional e da produção científica para a preservação dos ecossistemas amazônicos.
Palavras-chave:
plantas aquáticas; revisão sistemática; região neotropical; bibliometrix; sistema aquático
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail







