Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação trófica de quatro reservatórios tropicais usando gêneros fitoplanctônicos

Resumo:

Objetivo

O monitoramento do estado trófico de reservatórios requer índices que forneçam um relatório rápido do ecossistema aos tomadores de decisão. Este estudo teve como objetivo desenvolver um sistema de indicadores de estado trófico para reservatórios de montanha tropical usando gêneros de fitoplâncton.

Métodos

Entre 2004 e 2010, foram monitorados quatro reservatórios para abastecimento de água em Bogotá (Colômbia), que apresentam diferentes estados tróficos e gestão hidráulica. Amostras foram coletadas para análise de variáveis ​​físicas e químicas e comunidade fitoplanctônica. Por meio de análise multivariada, estabeleceu-se a significância das relações entre variáveis ​​ambientais e espécies e gêneros fitoplanctônicos. Posteriormente, os índices tróficos foram propostos como variáveis ​​relevantes. O índice trófico global foi calculado como a soma dos índices parciais.

Resultados

A análise dos principais componentes mostrou que os reservatórios variam quimicamente dependendo do estado trófico. O fitoplâncton foi composto por 63 gêneros, 59% dos quais estavam presentes nos quatro reservatórios. Embora as características físicas da água, como temperatura e teor de sólidos totais, explicassem grande parte da variação dos gêneros, observou-se em cada reservatório uma relação significativa entre os gêneros e as variáveis ​​relacionadas ao estado trófico. As análises multivariadas agrupando os dados por gênero mostraram um comportamento semelhante à análise utilizando informações em nível de espécie. Os índices de estado trófico do plâncton foram desenvolvidos para fósforo (TP), nitrogênio Kjeldahl total (TKN), carbono orgânico total (TOC) e disco de Secchi (SD) usando dados agrupados por gêneros. Os índices foram significativamente correlacionados com os valores de cada variável em cada reservatório. Modelos de regressão linear mostraram um poder preditivo significativa de clorofila-a usando os índices TP, TKN e SD nos três reservatórios com maior nível trófico. Além disso, o índice global apresentou relação significativa com variáveis ​​relacionadas ao estado trófico.

Conclusões

Os dados do fitoplâncton em nível de gênero podem ser usados ​​para avaliar o estado trófico. Os modelos para SD, TP e TKN podem ser utilizados como indicadores do estado trófico dos reservatórios estudados.

Palavras-chave:
índice trófico; ótimo ecológico; indicador ecológico; fitoplâncton; eutrofização

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com