Acessibilidade / Reportar erro

Características abióticas de um rio da Bacia do Alto Tietê (SP, Brasil) ao longo de um gradiente ambiental

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a variação espacial e temporal da qualidade da água e as características físicas dos habitats ao longo do trecho médio e alto do Rio Paraitinga, um tributário do Rio Tietê, considerando a possível influência de diferentes condições ripárias ao longo do trecho estudado.

Métodos

Foram amostrados dezesseis locais sob diferentes condições ripárias, incluindo floresta nativa, floresta secundária, pasto e eucalipto, durante a estação seca e chuvosa de 2004/2005, previamente ao represamento do reservatório de Paraitinga. Vários parâmetros físicos e químicos da água e do habitat foram registrados e os dados analisados em relação à distribuição espacial e potencial influência das diferentes condições ripárias.

Resultados

Os parâmetros de qualidade da água estiveram, em geral, dentro dos limites estabelecidos pelo CONAMA para águas de Classe 2, com exceção de turbidez e fósforo total. Diferenças sazonais e espaciais foram observadas nos parâmetros limnológicos ao longo do trecho estudado, que foram relacionadas à influências pontuais associadas ao uso do solo e à cobertura vegetal. Características do habitat diferiram entre os trechos médio e superior do rio, especialmente em relação à profundidade, largura, substrato e cobertura do dossel.

Conclusões

Apesar de uma influência direta sobre as variáveis analisadas não poder ser atribuída exclusivamente à vegetação ripária, diversas características abióticas do rio parecem estar relacionadas à cobertura vegetal. Locais de pasto e eucalipto diferiram quanto às características morfológicas, apresentando também valores mais elevados de fósforo, turbidez e temperatura, o que sugere influências pontuais, indicando que o uso do solo em escala de sub-bacia foi um fator importante que afetou as condições do rio.

Rio Paraitinga; vegetação ripária; variação longitudinal; limnologia


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com