Acessibilidade / Reportar erro

Relações peso-comprimento de peixes de um estuário do Banco dos Abrolhos, Brasil

Resumo:

Objetivo

Investigamos as estimativas da relação peso-comprimento de dezessete espécies capturadas utilizando uma rede de cerco artesanal no Banco dos Abrolhos, um complexo estuarino tropical no leste do Brasil.

Métodos

De fevereiro de 2012 a novembro de 2013, peixes foram coletados mensalmente utilizando uma rede de cerco artesanal de pequeno porte, totalizando 84 desembarques de peixes. Os peixes foram capturados nas margens de manguezais durante a maré alta e despescados após seis horas a profundidades variando de 1,2 a 3 metros.

Resultados

Um total de 4433 espécimes de peixes de 17 espécies e nove famílias foram amostrados. O coeficiente de determinação variou de 0,904 para Centropomus parallelus a 0,987 para Lutjanus cyanopterus. As espécies apresentaram crescimento alométrico, com Caranx latus, Lutjanus cyanopterus e M. curema exibindo crescimento alométrico negativo, enquanto todas as outras espécies apresentaram crescimento alométrico positivo. Apresentamos os primeiros dados no Brasil para L. cyanopterus e os primeiros dados na literatura para Lutjanus alexandrei.

Conclusões

Nossos resultados fornecem novos dados sobre atributos biológicos de 17 espécies. Ao compreender as relações peso-comprimento e padrões de crescimento dessas espécies, os dados em nível de estoque podem subsidiar iniciativas adequadas de manejo, como restrições de pesca em áreas ou épocas específicas e limites de tamanho de malha.

Palavras-chave:
pesca artesanal; Banco dos Abrolhos; ecologia de peixes; gestão da pesca; biologia pesqueira

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com