Acessibilidade / Reportar erro

Equações de comprimento-massa seca para larvas de Leptonema (Trichoptera, Hydropsychidae) em um riacho de cabeceira Neotropical

Resumo

Objetivo

Os objetivos deste estudo foram avaliar quais medidas alométricas do corpo das larvas de Leptonema são mais adequadas, a fim de desenvolver equações matemáticas para descrever as relações de biomassa para a população deste táxon em riachos de cabeceira.

Métodos

Foram medidas quatro dimensões corporais (comprimento corporal, distância interocular, largura horizontal da cápsula cefálica e largura vertical da cápsula cefálica) de 65 larvas de Leptonema, que foram coletadas no mês de fevereiro de 2022, no manancial Taboões, Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Minas Gerais, utilizando amostrador Surber. Para a determinação das medidas alométricas, cada indivíduo foi fotografado em um estereomicroscópio dissecante (Leica M80) equipado com câmera digital. O comprimento de cada espécime foi medido usando o software Motic Image Plus 2.0. Após a medição da dimensão corporal linear e medição direta da biomassa, utilizamos esses valores para calcular equações comprimento-massa. Para às equações, usamos modelos de potência: DM = a Lb, onde a/b são constantes, DM é a massa seca, L é a dimensão corporal linear.

Resultados

O comprimento do corpo apresentou a maior variação, com valores variando de 4,03 a 25,28 mm, seguido pela largura vertical da cápsula cefálica (0,51 - 2,69 mm), largura horizontal da cápsula cefálica (0,55 - 2,22 mm) e distância interocular (0,24 - 1,88 mm). Nossos resultados mostram que o comprimento do corpo forneceu a equação de melhor ajuste para estimar a biomassa (R2 = 0,90). No entanto, observamos um ajuste próximo entre as demais medidas alométricas, retornando altos coeficientes de determinação, largura horizontal da cápsula cefálica (R2 = 0,85), distância interocular (R2 = 0,82), largura vertical da cápsula cefálica (R2= 0,78).

Conclusões

Esses resultados podem ser úteis para fornecer as melhores medidas alométricas e equações para estimar a biomassa de larvas de Leptonema de riachos tropicais.

Palavras-chave:
medidas alométricas; biomassa; dimensões corporais; invertebrados


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com