Open-access Santuário do Caraça como uma área de referência para qualidade de água na bacia do Alto Rio Doce

Resumo

Objetivo  Nosso objetivo foi avaliar até que ponto os locais de referência dentro do Santuário do Caraça protegem a qualidade das águas superficiais e a estrutura física do habitat. Esperávamos que, fora do Santuário, as pressões humanas, como a urbanização, as descargas de esgoto doméstico sem tratamento e o desmatamento ribeirinho, resultariam em pior qualidade da água e alteração da estrutura física do habitat. Nossa hipótese é que o Santuário do Caraça mantém riachos com alta integridade física do habitat e qualidade da água.

Métodos  Dados foram coletados em 28 riachos, incluindo avaliações de 22 atributos físicos do habitat e 12 parâmetros de qualidade da água. Além disso o uso e a cobertura do solo nas microbacias a montante, e um protocolo de avaliação rápida foi aplicado em cada local para avaliar a vegetação ripária e a diversidade física do habitat. A Análise de Componentes Principais (ACP) foi utilizada para identificar as variáveis mais importantes que explicam a variação entre os locais e para distinguir aquelas localizadas dentro e fora do Santuário. Dois biplots de ACP foram gerados: um para os dados de estrutura do habitat e outro para os dados de qualidade da água.

Resultados  Os dois primeiros eixos da ACP explicaram 50% da variabilidade da estrutura física do habitat e 48% da qualidade da água, sendo esta última a mais afetada em locais próximos a áreas urbanas e de mineração.

Conclusões  Os resultados indicam que o Santuário do Caraça oferece uma área de referência valiosa e útil para a bacia do alto Rio Doce.

Palavras-chave:
qualidade da água; avaliação rápida; estrutura física do habitat; Rio Doce

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro