Resumo: Objetivo Neste estudo, nós investigamos a resposta da composição, diversidade e abundância de microcrustáceos (Cladocera e Copepoda) à origem do lago (natural e artificial) e ao estado trófico (mesotrófico e eutrófico, com eutrofização natural e eutrofização artificial). Testamos as seguintes hipóteses: (I) o aumento na abundância de certas espécies de microcrustáceos pode indicar um aumento no nível trófico; (II) a riqueza e a abundância variam entre os lagos e são maiores no lago com eutrofização natural; e (III) a abundância de microcrustáceos está associada à alta produtividade primária, sendo maior no ambiente eutrófico com eutrofização artificial.
Métodos O estudo foi realizado em um segmento da bacia do rio Paranapanema, no sudeste do Brasil, com foco em cinco lagos em um trecho de oito quilômetros, para entender as respostas dos diferentes organismos em condições distintas de ambientes aquáticos. A amostragem foi realizada bimestralmente ao longo de um ano.
Resultados Uma análise de componentes principais (PCA) separou três tipos de lagos: eutróficos (naturais e artificiais) a mesotróficos. Adicionalmente, 25 táxons foram encontrados. A análise SIMPER filtrou seis espécies com mais de 70% de contribuição de dissimilaridade. Cinco espécies apresentaram diferenças entre os lagos, uma espécie correlacionada com variáveis naturais, como profundidade. A análise de redundância associou a abundância de Bosminopsis deitersi com lagos eutróficos artificiais e com as variáveis condutividade elétrica, fósforo, nitrogênio, clorofila-a e dureza. Altas abundâncias de B. deitersi indicaram eutrofização artificial especialmente em lagos artificiais, enquanto lagos naturais com eutrofização natural não foram ambientes favoráveis para o aumento da abundância de B. deitersi.
Conclusões Este estudo destaca os lagos de meandros neotropicais, enfatizando a importância da caracterização físico-química, da amostragem temporal detalhada e da classificação dos lagos por origem e nível trófico.
Palavras-chave:
impactos antrópicos; lagos de meandros; região Neotropical; zooplâncton
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail




