Diferenças no uso do solo modificam a estrutura das assembleias de Odonata (Insecta) no ecótono Cerrado-Caatinga

Daniel Silas Veras Guilherme Santana Lustosa Lucas Pereira Moura Maria Fernanda Ribeiro Ferreira Leandro Juen Sobre os autores

Resumo:

Objetivo

O presente estudo testou a hipótese de que a composição das assembleias de Odonata difere entre os riachos com maior integridade de habitat em relação aos de menor integridade.

Métodos

As amostras foram coletadas entre abril de 2017 e novembro de 2017 no período de estiagem, em oito córregos em Caxias, Maranhão. O índice de integridade do habitat foi usado para quantificar a integridade do habitat. Os espécimes de Odonata foram coletados pelo método de varredura de área fixa.

Resultados

O índice de integridade do habitat variou de 0,265 a 0,915 nos diferentes riachos. Um total de 229 espécimes foram coletados, representando 19 espécies Odonata. A composição das espécies variou entre os riachos que apresentaram diferentes graus de conservação, sendo que algumas espécies foram específicas para cada tipo de habitat. No entanto, esta variação não teve efeito sobre a riqueza de espécies ou a abundância de Odonata, o que pode refletir a substituição local de espécies especialistas por generalistas.

Conclusões

As evidências indicam que a redução da integridade do habitat é um importante preditor de mudanças na biodiversidade de insetos aquáticos em riachos como os do ecótono Cerra-Caatinga.

Palavras-chave:
libélula; libelinha; integridade do habitat; floresta riparia; riacho

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com