Acessibilidade / Reportar erro

Distância da margem como fator modulante da assembleia de macrófitas em um reservatório tropical

Resumo:

Objetivo

Avaliar a estrutura das assembleias de macrófitas aquáticas do reservatório Jacarecica II (Areia Branca, Sergipe) e verificar se a distância da margem é um fator estruturante da riqueza e composição de macrófitas nesse ambiente.

Métodos

Nós instalamos transectos em que foram plotadas parcelas. Os transectos foram plotados perpendiculares em relação à margem e a primeira parcela foi alocada na margem e as outras quatro colocadas em áreas cobertas por água. Nós estimamos a área de cobertura de cada espécie de macrófita por parcela e cada espécie foi classificada de acordo com sua forma de vida. Nós calculamos índices fitossociológicos e testamos a influência da distância da margem na estrutura das assembleias de macrófitas.

Resultados

Nós amostramos 10 espécies emergentes e quatro espécies flutuantes-livres de macrófitas aquáticas. As espécies com maiores valores de importância foram as espécies ruderais e invasoras (Salvinia auriculata e Eichhornia crassipes). A distância da margem alterou a assembleia de macrófitas e apresentou efeito negativo na riqueza de espécies.

Conclusões

A assembleia estudada apresentou poucas espécies, sendo algumas muito dominantes. Essa dominância reflete a antropização desses habitats. Além disso, a composição e diversidade das espécies são modificadas no sentido de que as espécies emergentes e flutuantes livres co-ocorrem nas parcelas das margens, mas apenas as flutuantes livres ocorrem em parcelas mais distantes da margem.

Palavras-chave:
plantas aquáticas; reservatório artificial; infestação; flutuantes livres

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com