Acessibilidade / Reportar erro

Primeiro registro da espécie não nativa camarão da Malásia Macrobrachium rosenbergii (Decapoda: Palaemonidae) em um importante sistema hidrográfico sul-americano

Resumo:

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo registrar a ocorrência da espécie não nativa Macrobrachiun rosenbergii na bacia hidrográfica do rio Piquiri, Estado do Paraná, Brasil, um importante sistema hidrográfico Sul-Americano.

Métodos

As amostras foram coletadas de outubro de 2015 a junho de 2016 e de setembro de 2017 a setembro de 2018, utilizando armadilhas e equipamento elétrico de pesca (gerador de corrente alternada portátil, 2,5 kW, 400 V, 2A) no rio Piquiri e dois afluentes.

Resultados

16 espécimes de M. rosenbergii foram capturados, 11 fêmeas e 5 machos.

Conclusões

Nossos resultados indicaram a introdução da espécie M. rosenbergii na bacia do rio Piquiri pela atividade de aquicultura. A constante inserção de novos espécimes pela aquicultura pode manter populações com elevado número de indivíduos, ocasionando potenciais danos à biodiversidade nativa.

Palavras-chave:
aquicultura; invasão biológica; crustáceos; pressão de propágulos; introdução de espécies

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com