Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos sazonais e ontogenéticos na dieta de Piabarchus stramineus (Eigenmann 1908) (Characidae: Stevardiinae) do sul do Brasil

Resumo

Objetivo

No presente estudo, descrevemos e analisamos a dieta de Piabarchus stramineus, um pequeno lambari do rio Ibicuí, bacia do rio Uruguai, no sul do Brasil.

Métodos

Amostragens foram feitas mensalmente de abril de 2001 a março de 2002 com rede de arrasto de praia. Todos os exemplares foram medidos, pesados e tiveram o estômago retirado para análise de seu conteúdo. Os meses foram agrupados em estações e os peixes classificados em três classes de comprimento padrão (CCP). Foram testadas possíveis diferenças entre as diferentes estações do ano e as diferentes classes de comprimento padrão.

Resultados

O conteúdo de 301 estômagos foi analisado e identificou 27 itens alimentares e uma amplitude de nicho baixa a intermediária. O principal item/categoria alimentar foi insetos alóctones independentemente das estações do ano e P. stramineus pode ser classificada como uma espécie insetívora. Nós não observamos sobreposição alimentar entre os exemplares menores e maiores (CCP1 e CCP3). Por outro lado, observamos sobreposição alimentar entre exemplares pequenos e intermediários (CCP1 e CCP2) e entre exemplares intermediários e maiores (CCP2 e CCP3), evidenciando uma transição no consumo de alimento entre as classes de tamanho. Também foi evidenciado uma variação temporal na composição da dieta com interação entre as classes de comprimento. Desta forma, peixes de diferentes tamanhos tiveram dietas diferentes, com peixes menores se alimentando principalmente de cladóceros (CCP 1 e CCP2) enquanto peixes maiores (CCP3) se alimentaram principalmente de dípteros e himenópteros alóctones.

Conclusões

Ocorre variação temporal na dieta, mas essa variação é diferente em cada classe de comprimento. Itens alóctones tiveram grande importância na dieta da espécie nas diferentes fases de desenvolvimento, especialmente para exemplares maiores, com itens autóctones importantes especialmente para peixes menores. Os itens alóctones são fortemente relacionados à mata ciliar, motivo pelo qual enfatizamos a importância da conservação destes ambientes.

Palavras-chave:
insetos alóctones; classes de tamanho; alimentação; amplitude de nicho; sobreposição alimentar

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com