Acessibilidade / Reportar erro

Assembleia de peixes e status atual da planície de inundação da bacia do alto rio São Francisco

Resumo:

Objetivo

O objetivo desse estudo foi avaliar se a planície de inundação da bacia do alto rio São Francisco ainda é usada como berçário pelos peixes migradores, além de apresentar o status atual da ictiofauna da área após quase 40 anos desde o único estudo feito na região.

Métodos

A amostragem foi feita em sete lagoas perenes e seis temporárias, do rio São Francisco ou de seus tributários diretos, usando redes de espera e de arrasto. Foram medidos a temperatura, pH e transparência de cada lagoa. A riqueza estimada foi calculada e a assembleia de peixes das lagoas perenes e temporárias foi comparada usando NMDS e ANOSIM.

Resultados

Quarenta espécies foram capturadas, destas, quatro são não-nativas e três migradoras. Apesar da baixa abundância de espécies migradoras, a maioria dos indivíduos capturados eram juvenis. Além disso, as lagoas perenes apresentaram uma maior riqueza.

Conclusões

Depois de quase 40 anos, as lagoas da planície de inundação da bacia do alto rio São Francisco continuam sendo importantes para o recrutamento de espécies migradoras, além de abrigar uma porção impressionante da fauna de peixes do alto rio São Francisco. Apesar disso, a redução de espécies migradoras e a presença de espécies não-nativas podem ser sinais de degradação desses ambientes, enfatizando a necessidade de medidas de conservação nessa área.

Palavras-chave:
peixes juvenis; lagoas marginais; peixes migradores; berçário

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com