Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes locais e regionais da comunidade fitoplanctônica em barragens de água do bioma Cerrado

Resumo

Objetivo

Com base em um estudo envolvendo reservatórios de água no bioma Cerrado brasileiro, buscamos responder a seguinte questão: como a comunidade fitoplanctônica responde a preditores ambientais, uso e ocupação do solo (paisagem) e preditores espaciais? Esperávamos que os preditores locais fossem os principais fatores estruturantes da comunidade. Como os organismos fitoplanctônicos têm grande capacidade de dispersão, a distância geográfica seria de menor importância.

Métodos

Coletamos amostras de fitoplâncton de 40 reservatórios de água na estação chuvosa e em 37 reservatórios na estação seca. Realizamos uma Análise de Redundância Parcial (pRDA) para avaliar os fatores que influenciam a variação na composição das comunidades fitoplanctônicas.

Resultados

Na estação chuvosa, encontramos sinais de que fatores ambientais espacialmente estruturados estavam controlando as comunidades fitoplanctônica, enquanto a paisagem foi o principal preditor na estação seca. Por outro lado, os grupos morfofuncionais do fitoplâncton foram influenciados apenas por preditores locais.

Conclusões

Demonstramos que a dinâmica das comunidades fitoplanctônicas difere na estação chuvosa e seca e que diferentes preditores afetam o fitoplâncton ao longo das estações do ano.

Palavras-chave:
classificação taxonômica; grupos morfofuncionais; reservatórios de água; variáveis ambientais; paisagem; teoria de metacomunidades


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com